A venda direta apresenta inúmeros benefícios, não só aos agentes de venda direta como também aos consumidores. É uma oportunidade de negócio flexível para qualquer pessoa, sem distinção de idade, género ou habilitações e que habitualmente proporciona uma venda personalizada, em ambiente mais calmo e familiar.
Este canal de distribuição é dos poucos que ainda resiste à recessão económica atual. A maioria das empresas de venda direta oferece produtos para os quais haverá sempre procura por parte dos consumidores, particularmente pela inovação que oferecem.
Este sistema de vendas cria novos mercados para produtos de consumo e/ou serviços e é um complemento útil para outros canais de distribuição. Muitos produtos vendidos em grande número foram inicialmente distribuídos através da venda direta, com demonstrações em casa de clientes, mas que atualmente são também disponibilizados noutros canais de distribuição.
Em termos de criação de emprego, a venda direta é o maior criador europeu de oportunidades de negócio independente. Estas oportunidades são ainda mais atrativas durante uma época de recessão, como forma de aumentar o rendimento da família ou simplesmente, como alternativa ao desemprego. Com um mínimo de investimento e o máximo de flexibilidade, a venda direta permite a milhares de homens e mulheres criar as suas próprias microempresas, que podem transformar-se posteriormente num trabalho a tempo inteiro e numa fonte de rendimento substancial.
A venda direta consiste na venda de bens de consumo e/ou serviços através de explicações e demonstrações por parte dos agentes de venda direta, diretamente junto do consumidor, de forma presencial e fora de espaços de comércio permanentes. Este método tem demostrado ser a forma ideal de começar um negócio com custos muito baixos.
A venda direta baseia-se, em grande parte, no espírito empreendedor dos agentes de venda direta, que partilham o seu entusiasmo e conhecimento com os clientes, de forma a promover os seus produtos e a fornecer um serviço personalizado, respeitando sempre o consumidor.
Esta opção de auto-emprego possibilita ainda uma perfeita compatibilidade com o ambiente familiar, a possibilidade de desenvolver outras atividades económicas, permitindo também mais tempo para as atividades de lazer.
O desenvolvimento da auto-estima, das capacidades de relacionamento social e, da responsabilidade social individual são também vantagens extremamente significativas, principalmente para o sexo feminino, que representa 84% dos profissionais da área. As mulheres encontram na venda direta uma excelente forma de realização e uma oportunidade única para desenvolver uma atividade profissional ao seu próprio ritmo, atividade que lhes permite manter um bom equilíbrio entre o trabalho e a família.
- • 25% dos agentes de venda direta estavam desempregados antes de iniciarem a atividade;
- • 35% das vendas ocorrem durante demonstrações personalizadas e em ambiente familiar;
- • 45% dos profissionais de venda direta têm formação superior universitária;
- • 70% dos agentes de venda direta têm menos de 50 anos;
- • 84% dos profissionais são mulheres e representam 4,5% da população feminina da Europa a trabalhar em part-time;
- • 90% dos profissionais assume maior independência e qualidade de vida;
- • Existem atualmente mais de 12.000.000 de agentes de venda direta ativos na Europa;
- • O volume de negócio é de 20.000 milhões de euros, dos quais 16.000 milhões são realizados unicamente por membros representados pelas associações de venda direta.