Links Úteis

Ética e Regulação

Negócio

Perguntas Frequentes

A Venda Direta é a comercialização de bens e serviços diretamente ao consumidor fora de um estabelecimento comercial, através de uma demonstração personalizada ou online por um agente da empresa comercializadora. Os agentes de venda direta são pessoas singulares que assinam um contrato de distribuição independente com a empresa de venda direta que representam e estabelecem a sua atividade por conta própria.

A venda multinível é um sistema de venda direta regulado por lei em Portugal, no qual um fabricante ou grossista vende bens ou serviços através de uma rede de agentes independentes, embora coordenados na mesma rede comercial. O rendimento provém da venda de um produto de qualidade com garantia de devolução.

O volume de negócios da Venda Direta a nível mundial foi, em 2023, de 167.694 mil milhões de dólares. Os maiores mercados de Venda Direta no mundo são a Ásia-Pacífico, a América do Norte e a Europa; a Alemanha, o país líder da Venda Direta na Europa, registou um volume de negócios de mais de 19.7 mil milhões de dólares, neste setor, em 2023.

Mais informações em https://wfdsa.org/global-statistics/

Os dados de 2023, a nível europeu, mostram que o setor movimentou cerca de 36 mil milhões de dólares e registou um aumento de 3,4% relativamente ao ano anterior.

Em Portugal, o setor movimentou em 2023 mais de 170 milhões de euros. Com cerca de 181 mil agentes independentes ativos, dos quais 74% são mulheres, Portugal consolida-se como o décimo quarto maior mercado de venda direta na Europa.

A venda direta oferece ao cliente uma experiência de compra personalizada, com aconselhamento individualizado por parte de um agente que conhece bem os produtos e adapta as recomendações às suas necessidades. Esta proximidade gera confiança, conforto no processo de decisão e acompanhamento após a compra.

O cliente tem o direito legal de devolver os produtos no prazo de 14 dias, sem necessidade de justificação, uma proteção superior à do comércio a retalho tradicional, onde esse direito não é obrigatório. Trata-se de uma forma de comprar segura, transparente e centrada na satisfação do consumidor.

Além disso, os produtos caracterizam-se pela excelência de qualidade, resultado do investimento contínuo em Inovação e Desenvolvimento, patenteados e distinguidos em todo o mundo.

Os membros do IPVD oferecem muitas oportunidades para iniciar o negócio próprio de venda direta. A primeira coisa a fazer é identificar a empresa e marca que gostaria de comercializar. De seguida, deve colocar algumas questões, nomeadamente:

  • Qual o valor de investimento para iniciar o negócio?
  • O que acontecerá ao stock não vendido?
  • Como é que posso obter a formação adequada?
  • Quais são as formas de remuneração oferecidas?

O IPVD poderá ajudar a esclarecer estas questões. Poderá também entrar em contato direto com a empresa.

As empresas associadas ao IPVD beneficiam do acesso à formação contínua e capacitação profissional, integração em redes de networking estratégico com líderes do setor, e à valorização da reputação através do selo de ética IPVD. Beneficiam ainda de insights privilegiados sobre tendências de mercado, participação em projetos inovadores e maior visibilidade através de campanhas mediáticas e presença institucional.

O IPVD oferece também representação ativa junto a decisores públicos, posicionando as empresas como agentes influentes na transformação e regulação do setor da venda direta em Portugal.

Atualmente, os membros do IPVD são a Amway, Herbalife, LR Health & Beauty, Mary Kay, e Oriflame, empresas multinacionais de venda direta com sede nos Estados Unidos e na Europa, que cumprem elevados padrões éticos no domínio da venda direta. Se pretender fazer parte do IPVD contacte-nos (formulário de contato).

ipvd
Rua Mário Moreira, Nº.1, Loja E2675- 660 Odivelas
+ 351 219 347 759(Chamada para rede fixa nacional)info@ipvd.pt

Privacy Preference Center