Quem Somos
O Instituto Português de Venda Direta (IPVD) foi criado em 2001 com o objetivo de representar os interesses do setor da venda direta em geral e das empresas associadas. Entre os seus objetivos estão o reconhecimento e valorização da venda direta, assim como a promoção de ações que garantam os mais elevados padrões de responsabilidade e ética empresarial.


É uma instituição sem fins lucrativos, como tal, os seus colaboradores são membros das empresas pertencentes ao instituto e os seus órgãos sociais são eleitos de acordo com os seus estatutos. Atualmente, o IPVD é constituído pelas seguintes empresas: Amway, Herbalife, Mary Kay, LR Health & Beauty Systems e Oriflame.
O IPVD é ainda membro da Associação Europeia de Venda Direta (SELDIA), assim como da Federação Mundial de Associações de Venda Direta (WFDSA).

Missão
O IPVD tem como missão proteger, promover e dar visibilidade à Venda Direta, às empresas associadas e aos agentes que comercializam os seus produtos, com base nos mais elevados princípios éticos empresariais.

Visão
Posicionar a venda direta em Portugal como um modelo para empreender e de venda reconhecido e respeitado por empreendedores e consumidores.

Valores
Integridade:
Agimos com ética e transparência, porque só com confiança se constrói um setor forte e respeitado.
Inovação:
Abraçamos o futuro com criatividade e coragem.
Empoderamento:
Acreditamos no poder de cada pessoa para empreender, crescer e mudar a sua vida com liberdade e propósito.
Humanidade:
Colocamos as pessoas no centro - porque a venda direta é, acima de tudo, sobre relações autênticas e impacto positivo.
Os principais objetivos do IPVD são:
- Representar os interesses do setor da venda direta em geral, e das empresas associadas em particular, junto de entidades, instituições e organizações estratégicas a nível nacional e europeu.
- Assegurar a prática dos princípios de ética e legais no setor, e proteger a cadeia de valor da venda direta.
- Melhorar e reforçar a reputação da venda direta junto dos stakeholders relevantes.
- Desenvolver iniciativas que contribuam para a competitividade do setor e das empresas que nele operam.
- Promover e divulgar a atividade do IPVD e dos seus associados, aumentando a sua notoriedade através dos canais de comunicação.
Órgãos Sociais e Equipa

Sandra Silva
Presidente

Gertrudes Soares
Vice-Presidente

Dmitri Kvasha
Secretário Geral
Associados
Somos Membros
Seldia
A Seldia – The European Direct Selling Association, é a associação que representa, a nível europeu, os interesses das empresas e associações do setor da Venda Direta, e da qual o Instituto Português de Venda Direta é membro.
A Seldia promove um mercado europeu inclusivo e sustentável, que permite às empresas, agentes de venda direta e consumidores interagir com confiança, trazendo benefícios para todos os intervenientes. A Seldia trabalha para criar um ambiente onde o setor da Venda Direta possa continuar a evoluir e a adaptar-se às necessidades dos consumidores e comunidades atuais.
A missão da Seldia é promover e representar, a nível europeu, os interesses das suas associações e empresas associadas, assim como dar voz aos agentes de venda direta.
A Seldia colabora com uma vasta rede de stakeholders europeus, incluindo instituições da União Europeia, organizações empresariais e grupos de defesa dos consumidores com o objetivo de promover os benefícios da Venda Direta, sustentados nos valores da liberdade, confiança e relação pessoal. Trabalha ativamente para fomentar uma compreensão clara sobre o funcionamento do setor e para demonstrar o valor que este acrescenta à economia europeia.
A associação também se compromete com a defesa dos mais elevados padrões de ética e proteção para empresas, agentes de venda direta e consumidores. O seu Código de Conduta Europeu garante uma proteção alargada, que ultrapassa as exigências legais, assegurando transparência, responsabilidade e confiança em todas as interações.


WFDSA
A WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations), sediada em Washington D.C., é uma organização internacional que representa a indústria global de venda direta. O Instituto Português de Venda Direta orgulha-se de ser membro da WFDSA.
A WFDSA foi fundada em 1978 por 12 Associações de Venda Direta (DSAs). A Federação foi criada com o objetivo de abordar diversas questões relacionadas com a venda direta em todo o mundo, permitindo que as DSAs partilhassem informação, estratégias e práticas comuns.
O primeiro Código Mundial de Ética da WFDSA foi estabelecido em 1985 e adotado localmente pelas DSAs. Este Código de Ética é a pedra basilar do compromisso da indústria da venda direta com práticas empresariais éticas e a proteção dos consumidores. É um documento dinâmico, regularmente atualizado para responder às exigências do mercado.
A missão da WFDSA é promover a compreensão e o apoio à venda direta a nível global.
Como ser associado

Benefícios para as empresas associadas:
Credibilidade e Reputação ao fazer parte do IPVD assumindo necessariamente o compromisso com o código de ética e conduta do IPVD, da Seldia e WFDSA, assegurando uma elevada reputação, credibilidade e confiança a operar no mercado português.
Networking Estratégico ao aceder a rede de contatos de executivos que definem o setor em Portugal acedendo a eventos exclusivos com outras empresas líderes de mercado.
Acesso a informação antecipada e privilegiada sobre tendências do setor.
Aumento de Visibilidade através de ações contínuas de divulgação da venda direta na comunicação social, universidades e na sociedade em geral.
Representação e Defesa do Setor através de maior influência de políticas públicas e participação em decisões estratégicas para o crescimento do setor.




