full
color
#25a3d8
style2

As soft skills essenciais para ser um bom líder no setor da venda direta

O universo das vendas evoluiu, diversificou-se, ganhou novas e avançadas ferramentas de trabalho, mas nada, ainda, é capaz de substituir o efeito de um vendedor que consegue captar a atenção do cliente, criar empatia entre ambos e levá-lo a tomar uma decisão. É aqui, e sem qualquer dúvida que a magia acontece. É por esta razão que a venda direta existe e faz cada vez mais sentido, uma vez que é uma técnica que cria resultados relevantes para as empresas que a utilizam como canal de negócios na sua estratégia de vendas.

E quais são as qualidades essenciais para quem deseja ser um bom líder de equipas nesta área de negócio?

Quem trabalha em venda direta sabe que gerir uma equipa vasta precisa de um líder que saiba avaliar e maximizar o que cada um possui de melhor. Nesta função, não são apenas as hard skills que contam, mas sim ter a confiança das pessoas. Isso sim é fundamental para atingir os resultados e ser bem-sucedido.

A ideia daquele “chefe” que usa a pressão comercial agressiva há muito que deixou de existir (ou deveria pelo menos). Agora, é preciso ter qualidades totalmente opostas para ser digno de liderar uma equipa. Visão de negócio, paixão e integridade, são as que mais se fala, mas não são as únicas características que garantem o sucesso neste processo. Há soft skills essenciais que um líder na área da venda direta deve ter:

Empatia
    A habilidade de entender e compartilhar os sentimentos de outras pessoas é o que chamamos de empatia. É uma característica extremamente importante em qualquer ambiente e ajuda a gerir conflitos e relacionamentos. Além disso, ser empático ajuda a entender melhor as necessidades dos clientes e ganhar a confiança das pessoas.

Otimismo
    Muitos acreditam que o otimismo é ser esperançoso. É verdade, mas não é só. É uma qualidade que também indica confiança no sucesso em si e no das outras pessoas. Naturalmente que o otimismo exagerado não é bom (como em tudo), mas líderes otimistas inspiram e motivam as pessoas.

Altruísmo
    Altruísmo significa importar-se com o bem-estar dos outros. Empresarialmente, isso quer dizer que as pessoas à nossa volta fazem, sentem-se e produzem melhor. É uma qualidade incrível para a liderança de equipas e de negócios, mas muitas pessoas ainda não a sentem assim, pois não associam ao ser capaz, ao ter força, e ao líder.

Eloquência
    Com a transformação digital, o saber falar e escrever de forma mais persuasiva ganhou terreno. As pessoas esperam que os líderes comuniquem e querem sentir-se envolvidas com o seu discurso. Um bom poder de retórica, um texto envolvente, podem desmistificar medos, receios e levar pessoas a atingir níveis que não esperavam alcançar.

Discernimento
    O saber fazer o julgamento certo, seja entre pessoas, situações ou decisões de negócios, é uma habilidade fundamental para um líder. É essencial saber quanto tempo tem de dedicar para perceber um problema, para encontrar as diversas soluções e definir qual a melhor.

Modéstia
    Tão importante como o ar que respiramos. Ninguém quer ouvir o quanto a outra pessoa é fantástica todos os dias, em todas as situações. Menos ainda se vem dela própria. As atitudes falam por nós. A confiança tem de andar de mãos dadas com a modéstia – vai estar a seu favor e não contra.

Para o negócio da venda direta, ou qualquer outro que tenha como objetivo primar pela diferenciação, ser um sucesso e, claro, ter resultados (é isso que faz com que uma empresa vingue), é essencial “pensar fora da caixa” e visualizar novas perspetivas, investindo em capital humano e tecnologia para valorizar o negócio. Por isso é fundamental entender que qualquer negócio de venda direta deve seguir um plano estratégico consistente, apresentar produtos de qualidade e contar com boas pessoas a todos os níveis.

Por Gertrudes Soares, Presidente do Instituto Português de Venda Direta

paged